Psicólogo
Mário Márcio Barros
CRP: 05/69914

Atendimento psicológico humanizado em:

- Medos / Inseguranças / Baixa autoestima

- Desorganização / Dificuldades em socialização 

- Relacionamentos

- TDAH / Ansiedade / Depressão

- Individual / Casais / Família

- Atendimento somente on line

- Tratamento psicológico para Obesidade 

- Aceitação do Diabetes e outras Doenças Crônicas

- Atendimento Particular com recibo para solicitação de reembolso por plano de saúde

Agendamento via Whatsapp aqui

Link

Informações sobre Atendimento







Sobre

Por que é tão dificil lidar com nossas emoções?

As emoções têm significativa importância nas nossas vidas e influenciam o nosso estado de saúde de formas variadas. Em uma sociedade onde a maioria das pessoas é ensinada a mascarar suas emoções e aculturar-se de acordo com padrões pré-estabelecidos, muitas vezes é difícil conhecer e expressar nossas emoções. 


Mesmo assim, elas estão lá, influenciando o nosso comportamento de formas que às vezes não conseguimos compreender. Quando não nos permitimos sentir e expressar nossas emoções, elas podem se manifestar de formas negativas e causar sintomas físicos, incluindo sintomas de ansiedade, de depressão e outros transtornos psicológicos


A psicoterapia pode ajudar. Nela você pode aprender a reconhecer e expressar as suas emoções de forma saudável. O psicoterapeuta com formação especializada pode ajudá-lo a identificar os padrões de pensamento e comportamento que estão levando a sintomas, raiva ou outras emoções que quando acessadas recorrentemente podem ser danosas a nossa saúde. 


A psicoterapia também pode ajudar a desenvolver técnicas para lidar com essas emoções, como a respiração profunda, o relaxamento muscular e o questionamento das razões que desencadeiam as emoções que podem causar danos. 


O objetivo é ajudá-lo a entender e aceitar as suas emoções, para que possa lidar com elas de forma mais saudável e construtiva. Independentemente de como você está se sentindo, é importante ter em mente que as suas emoções são válidas e que você tem o direito de senti-las e expressá-las. É aí que a psicoterapia pode ajudar, permitindo-lhe não só compreender melhor as suas emoções, mas também ajudá-lo a desenvolver habilidades para lidar com elas.

Agendamento via Whatsapp

O que é ansiedade e o que fazer em uma crise?

Ansiedade é um tipo de emoção comum caracterizado por sentimentos de preocupação, desconforto e medo. É uma parte natural da vida, faz parte de nós como indivíduos em sociedade e nos ajudou garantindo a nossa sobrevivência por milhares de anos, mas pode se tornar excessiva e interferir nas atividades do dia a dia nos tempos atuais, quando não precisamos mais ter picos de ansiedade para sobrevivermos a ataques de animais selvagens diversos durante a caça, mas acabamos por sofrer esses efeitos de preocupação com o emprego, as contas, a opinião das outras pessoas, entre outros. 


Quando falamos em ansiedade precisamos ter em mente que é uma emoção comum e saudável. Cumpre a sua função de nos deixar em níveis mais altos de alerta em situações específicas, e em seguida conseguimos seguir a vida e as atividades do dia a dia. Se difere do Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), que é um distúrbio de saúde mental caracterizado por preocupação e medo persistentes e excessivos em relação a situações cotidianas. 


As pessoas com TAG muitas vezes se sentem sobrecarregadas e ansiosas, mesmo quando há pouco ou nenhum motivo para se preocupar. Elas podem ter dificuldade para dormir, dificuldade de concentração, tensão muscular, fadiga e irritabilidade. O TAG pode interferir nas atividades diárias e levar ao sofrimento físico e emocional. O tratamento pode incluir psicoterapia cognitivo-comportamental, medicamentos ou uma combinação dos dois.


Se você está passando por uma crise de ansiedade é importante tomar medidas proativas para controlar seus sintomas e ajudá-lo a seguir em frente. 


Aqui vão algumas dicas do que fazer durante e ajudar prevenir novas crises de ansiedade: 


1. Respire fundo: a respiração profunda pode ajudar a reduzir os sintomas físicos da ansiedade e trazer sua atenção de volta ao momento presente. Reservar alguns momentos para se concentrar em sua respiração pode ajudar a reduzir a intensidade de suas emoções. 


2. Identifique seus pensamentos e sentimentos: a ansiedade pode ser avassaladora e pode ser difícil identificar o que a está causando. Reservar algum tempo para explorar seus pensamentos e sentimentos pode ajudá-lo a entender melhor o que está desencadeando sua ansiedade. 


3. Procure apoio: pode ser útil conversar com alguém sobre o que você está passando. Considere entrar em contato com um amigo, familiar e principalmente um psicólogo que possa lhe fornecer apoio psíquico e emocional. 


4. Pratique técnicas de relaxamento: Técnicas como relaxamento muscular progressivo, atenção plena e ioga, podem ajudar a reduzir o estresse e melhorar seu bem-estar geral. 


5. Procure ter um estilo de vida saudável: Cuidar da sua saúde física pode ajudar a reduzir a ansiedade. Dormir o suficiente, comer de maneira equilibrada e praticar exercícios.


Se você tem sintomas de ansiedade e isto está causando transtornos na sua vida, procure um psicólogo para te auxiliar.

Como assim psicoterapia para tratar obesidade?

A psicoterapia é um tratamento importante na luta contra o sobrepeso e a obesidade. Ela pode ajudar a desenvolver habilidades para lidar com os desafios e problemas diários que contribuem para o ganho de peso, como estresse, sintomas de ansiedade e depressão, transtornos alimentares, maus hábitos alimentares e falta de motivação. Também contribui para o desenvolvimento de estratégias para lidar com fobias alimentares, resistência à mudanças, ansiedade, depressão, culpa e outras emoções e sentimentos que possam estar contribuindo para o ganho de peso.


A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é o tratamento psicoterápico atualmente com mais evidências científicas para tratar a obesidade e baseia-se na ideia de que nossos pensamentos e comportamentos estão ligados. Durante a TCC, os indivíduos aprendem a identificar e modificar pensamentos e comportamentos que podem estar contribuindo para o seu sobrepeso ou obesidade, os chamados pensamentos disfuncionais


Entre as estratégias da TCC está o auxilio para que a pessoa consiga reconhecer o valor de uma alimentação saudável e atividade física e as incentiva a fazer mudanças em seu estilo de vida. 


Por meio da psicoterapia, os indivíduos podem aprender a reconhecer e abordar os problemas psicológicos associados à obesidade, como baixa autoestima (que tratamos como autoimagem e autoconceito com distorções), sintomas de depressão e ansiedade. 


A psicoterapia é um componente vital do tratamento da obesidade e pode ajudar os indivíduos a obter sucesso a longo prazo na manutenção e promoção da sua saúde. É uma forma de terapia que se concentra em ajudar as pessoas a entender seus pensamentos, emoções e comportamentos e criar maneiras de alinhá-los a uma maior qualidade de vida.